Quem sou eu

Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Entrevista com a Dra. Denise Crepaldi, odontopediatra.


 Dra Denise Crepaldi, respondeu curiosidades, e salienta informações da Odontopediatria, com abordagem rápida e dinâmica. Além disso, teve conversa nas entrelinhas. A dra contou algumas de suas artimanhas do atendimento Odontopediatríco, tais como o projeto "jardim das fadas", seus pequenos pacientes tem o privilégio de receber uma cartinha de sua fada do dente salientando a importância de cuidarem de seus dentinhos, além de repassar a informação de que já sabe que na boca dele já existe um dentinho mole. A fada do dente escreve na intenção de despertar o interesse da criança a atentar aos seus dentes, e é claro prometendo uma moeda e outra em troca (rsrsrsrs). Fica a dica para os colegas :)

(paciente com a carta da fada do dente)

 Segue a entrevista:


1 - Qual a idade ideal para a primeira consulta com o odontopediatra ? 

 R: A primeira consulta deve ser realizada durante o primeiro ano de vida, assim que surgir o primeiro dente de leite. É importante para que os pais recebam orientações preventivas, como de higienização bucal, hábitos, mudanças da frequência do aleitamento,uso de mamadeiras etc. 

2- Durante a erupção do dente, como aliviar a sensação de incomodo do bebê ? 

R: É indicado oferecer bebidas geladas na hora das refeições, massagear a gengiva com o dedo limpo ou com objetos como mordedores e dedeiras. Em últimos casos medicação.

3- Em relação às síndromes cromossômicas (lábio leporino e fenda palatina) com qual idade se indica o acompanhamento com o odontopediatra ? 
 R: Não sou muito bem informada referente a esses problemas. Mais sei que são anomalias hereditárias, que é indicado fazer a intervenção cirúrgica logo nos primeiros meses até o primeiro ano de vida, e deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar. 
  
4- Atualmente nota-se que os odontopediatras usam muito de instrumentos lúdicos. No seu ponto de vista qual a importância desse tipo de atendimento para com as crianças ? 
  
R: Os instrumentos lúdicos é importante para tornar o ambiente conhecido para a criança, de fácil entendimento, como o que vai ser feito, simular o atendimento, criar um vinculo afetivo com a criança para diminuir seus medos e ansiedades.
  
5- No seu ponto de vista, qual é a importância da amamentação com a saúde oral ? 
  
R: A amamentação além de importante para a nutrição, vinculo e conforto emocional entre a mãe e o bebê, também é importante para realizar um exercício oral que estimula toda musculatura da boca, a sucção. Este movimento promove também o exercício de respiração nasal, posicionamento correto da língua e estimula o crescimento para correta posição das arcadas. 
  
6- Quanto ao atendimento de crianças especiais. Quais são as dificuldades maiores para realizar procedimento nesses pacientes ? 
  
R: Na verdade não acho ter muita dificuldade, apenas de ter que acompanhar, conhecer e integrar o histórico de saúde, doenças sistêmicas, medicação de uso continuo para o atendimento odontológico. A cooperação do paciente e familiares também são indispensáveis para o atendimento, dependendo do seu grau de comprometimento físico ou mental.

7- Nos diga um pouco da importância dos pais na hora do atendimento do seu filho em um procedimento odontológico.

 R: Os pais são importantes no primeiro momento para intermediar a relação da criança com o profissional, para adquirir a confiança.

(Atendimento lúdico)
(Interação: dra e paciente no atendimento)

(Dra Denise e seu paciente Lucas)


 Referências: 
Doutora Denise C. Silva Crepaldi. (CRO SP 102314).

Nenhum comentário:

Postar um comentário