Quem sou eu

Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil

sábado, 11 de junho de 2016

ODONTOLOGIA SOCIALMENTE ATIVA É NA UNILEÃO


A promoção da saúde são planos, programas e políticas de saúde pública com ações voltadas em prevenir que as pessoas se sujeitem a fatores determinantes e condicionantes de doenças. Espelhando-se nesse conceito, os alunos da UniLeão buscam integrar-se socialmente com a população aplicando os conhecimentos adquiridos na sala de aula à comunidade.
A Promoção da saúde Bucal que é feita nas escolas é bastante importante para que os alunos da rede municipal saibam se prevenir e manter os hábitos de higiene bucal.

A estudante do 9° semestre do curso de Odontologia, Yulli Gomes, relatou um pouco sobre como é feita a Promoção da Saúde Bucal:


"Desenvolvemos a saúde bucal em escolas e PSF's através de palestras, ensinando as crianças a importância da escovação e a forma correta de escovar os dentes. Aconselhamos a eles que deve-se escovar os dentes todos os dias, no mínimo 3 vezes ao dia. O importante é escovar de forma adequada e não com a força que é exercida. Muitas pessoas acham que quanto mais força colocam na escovação melhor é, mais isso não é verdade, melhor forma de se escovar é da forma adequada, então ensinamos e dizemos que essa força excessiva não é legal, porque além de machucar a gengiva irá fazer com que ocorram as retrações gengivais. Mostramos a eles também a importância do uso do fio dental e a importância de escovar a língua (Que pode causar mal hálito e que também existe a presença de bactérias) e a importância deles irem regularmente ao dentista. Já nos PSFS se as crianças estiverem acompanhadas dos pais, a gente orienta os pais para estarem sempre incentivando a escovação correta, não deixarem as crianças sem escovarem os dentes, estarem sempre acompanhando, ensinando e mostrando, a importância da Higiene Bucal."

  


"Trabalhamos de uma forma lúdica, especifica e direcionada para cada idade. Se for pré-adolescentes, por exemplo, trabalhamos de uma forma menos infantilizada, levando o Macro modelo para mostrar a forma correta da escovação, indicando também a compra e o uso de escovas com cerdas macias e que elas não sejam muito grandes para poderem alcançar todas as faces dos dentes e também para não machucar a boca e nem a gengiva."


"Quando são crianças muito pequenas, tentamos trabalhar com coisas mais animadas , vamos fantasiados, levamos cartazes com duas bocas grandes, uma cheia de doce e os dentes estragados, e já na outra desenhos com frutas e alimentos saudáveis, com a intenção de conscientizar a importância de comer alimentos saudáveis, pois são fundamentais para deixar os dentes e a gengiva saudáveis. E por fim depois das palestras e das crianças tirarem suas dúvidas nas escolas, fazemos a aplicação de flúor."

A promoção da saúde bucal é uma atividade bastante incentivada pelo curso de Odontologia da Unileão, Além de promoverem a saúde em escolas e PSF's, a Unileão mantem projetos de extensão que envolvem seus acadêmicos com a sociedade, construindo assim um profissional socialmente ativo e envolvido com as necessidades da população, levando seu conhecimento, incentivando, e promovendo a prevenção  da saúde.  


Saúde Oral e DST’S



Sífilis


www.ricardosgomez.com



A Sífilis é uma doença altamente contagiosa. Causada por uma bactéria (Treponema Pallidum) pode infectar qualquer órgão ou tecido. O contágio pode ser através de pequenas lesões na pele, mucosas ou corrente sanguínea. Pode ser adquirida através do sexo oral, vaginal ou anal com a pessoa contaminada ou a mãe grávida contaminada para o feto, além de transfusão de sangue contaminado.
O tratamento da sífilis tem como prescrição para o tratamento. Então a melhor forma de prevenção é o uso de preservativos.



Candidíase






É uma infecção da cavidade bucal causada pelo fungo Cândida Albicans. Manifestam-se como manchas avermelhadas ou placas esbranquiçadas. Geralmente são assintomáticas, mas também podem eventualmente causar sensação de desconforto.A candidíase acomete também a pele e as áreas genitais.
O diagnóstico é realizado pelo Cirurgião Dentista que prescreverá antifúngico mais adequado para o caso do paciente. Como todas DST’S deve ser importante que o parceiro também faça o tratamento, caso contrário, o tratamento será inválido.


Herpes Labial







O Herpes vírus apresentam pelo menos 8 tipos de patógenos, sendo que a maioria produz lesões bucais. É bastante evidente e demora para regredir. Após a infecção primária (labial) o vírus pode migrar para o gânglio trigêmeo, onde ficará latente. A recorrência que se dá em qualquer período da vida, sendo reativado com raios UV, febre, trauma, imunossupressão, etc. Pode haver coceira inicialmente e ardência no local onde surgirão as lesões. Logo após, aparecem bolhas sobre a área avermelhada e inchadas. As bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida (é o período de maior perigo de transmissão) após o rompimento da bolha, com um tempo começa a fase de cicatrização, formando uma crosta seca. O tratamento é realizado somente com medicamentos e não há cura completa. O objetivo é diminuir o tempo de cada surto. Existe a transmissão durante o sexo oral dependendo da localização da lesão, mesmo com o uso de preservativos.


HIV







HIV (vírus de imunodeficiência humana) é o vírus que causa a AIDS. Este vírus é transmitido de uma pessoa para outra através do contato com o sangue (transfusões de sangue, agulhas infectadas com HIV) e relação sexual. Além disso, uma mulher grávida que esteja infectada pode transmitir o HIV para o seu bebê durante a gestação ou parto, como também através da amamentação. Embora o sexo oral seja uma atividade de risco muito baixo, especialmente quando comparado ao sexo vaginal ou anal, é possível, em tese, transmitir o HIV através do sexo oral. O risco de transmissão do HIV por sexo oral é maior quando você ou seu parceiro(a) tem uma doença sexualmente transmissível (DST) não tratada, como gonorreia ou sífilis. Também é mais perigoso se haver cortes abertos, úlceras ou machucados em sua boca, garganta infeccionada, amigdalite ou alguma doença na gengiva. Um teste de HIV positivo não significa que tenha AIDS. A AIDS é um diagnóstico feito pelo médico, com base em critérios específicos. Também não se pode confiar nos sintomas para saber se está ou não infectado pelo HIV. Muitas pessoas que estão infectadas pelo vírus e não apresentam nenhum sintoma durante. As chances de infectar de uma pessoa para outra com o HIV, através do sexo oral, aumentam se tiver uma infecção sexualmente transmissível não tratada. A possibilidade de ser infectado pelo vírus ao fazer sexo oral aumenta se haver cortes, feridas ou esfoladuras na boca ou gengivas, ou se tiver uma infecção na garganta ou na boca causando inflamação, incluindo as doenças sexualmente transmissíveis.




REFERENCIA:
 http://www.lesoesbucais.com.br/default.asp

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Entrevista com a Dra. Denise Crepaldi, odontopediatra.


 Dra Denise Crepaldi, respondeu curiosidades, e salienta informações da Odontopediatria, com abordagem rápida e dinâmica. Além disso, teve conversa nas entrelinhas. A dra contou algumas de suas artimanhas do atendimento Odontopediatríco, tais como o projeto "jardim das fadas", seus pequenos pacientes tem o privilégio de receber uma cartinha de sua fada do dente salientando a importância de cuidarem de seus dentinhos, além de repassar a informação de que já sabe que na boca dele já existe um dentinho mole. A fada do dente escreve na intenção de despertar o interesse da criança a atentar aos seus dentes, e é claro prometendo uma moeda e outra em troca (rsrsrsrs). Fica a dica para os colegas :)

(paciente com a carta da fada do dente)

 Segue a entrevista:


1 - Qual a idade ideal para a primeira consulta com o odontopediatra ? 

 R: A primeira consulta deve ser realizada durante o primeiro ano de vida, assim que surgir o primeiro dente de leite. É importante para que os pais recebam orientações preventivas, como de higienização bucal, hábitos, mudanças da frequência do aleitamento,uso de mamadeiras etc. 

2- Durante a erupção do dente, como aliviar a sensação de incomodo do bebê ? 

R: É indicado oferecer bebidas geladas na hora das refeições, massagear a gengiva com o dedo limpo ou com objetos como mordedores e dedeiras. Em últimos casos medicação.

3- Em relação às síndromes cromossômicas (lábio leporino e fenda palatina) com qual idade se indica o acompanhamento com o odontopediatra ? 
 R: Não sou muito bem informada referente a esses problemas. Mais sei que são anomalias hereditárias, que é indicado fazer a intervenção cirúrgica logo nos primeiros meses até o primeiro ano de vida, e deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar. 
  
4- Atualmente nota-se que os odontopediatras usam muito de instrumentos lúdicos. No seu ponto de vista qual a importância desse tipo de atendimento para com as crianças ? 
  
R: Os instrumentos lúdicos é importante para tornar o ambiente conhecido para a criança, de fácil entendimento, como o que vai ser feito, simular o atendimento, criar um vinculo afetivo com a criança para diminuir seus medos e ansiedades.
  
5- No seu ponto de vista, qual é a importância da amamentação com a saúde oral ? 
  
R: A amamentação além de importante para a nutrição, vinculo e conforto emocional entre a mãe e o bebê, também é importante para realizar um exercício oral que estimula toda musculatura da boca, a sucção. Este movimento promove também o exercício de respiração nasal, posicionamento correto da língua e estimula o crescimento para correta posição das arcadas. 
  
6- Quanto ao atendimento de crianças especiais. Quais são as dificuldades maiores para realizar procedimento nesses pacientes ? 
  
R: Na verdade não acho ter muita dificuldade, apenas de ter que acompanhar, conhecer e integrar o histórico de saúde, doenças sistêmicas, medicação de uso continuo para o atendimento odontológico. A cooperação do paciente e familiares também são indispensáveis para o atendimento, dependendo do seu grau de comprometimento físico ou mental.

7- Nos diga um pouco da importância dos pais na hora do atendimento do seu filho em um procedimento odontológico.

 R: Os pais são importantes no primeiro momento para intermediar a relação da criança com o profissional, para adquirir a confiança.

(Atendimento lúdico)
(Interação: dra e paciente no atendimento)

(Dra Denise e seu paciente Lucas)


 Referências: 
Doutora Denise C. Silva Crepaldi. (CRO SP 102314).

segunda-feira, 6 de junho de 2016

MALEFÍCIOS DO USO DA CHUPETA E DE SE CHUPAR O DEDO



A sucção é um comportamento natural, entretanto, é preciso ficar atento à crianças que usam a chupeta e chupam o dedo por muito tempo, pois este hábito pode gerar problemas estéticos, fisiológicos e até emocionais devido alterações que ocorrem na arcada dentária. Essas deformações muitas vezes são irreversíveis, porém a maioria pode ser tratada com aparelhos ortodônticos.
Chupar o dedo e chupeta pode influenciar uma maior incidência de problemas como: Mordida aberta, má respiração, saliva excessiva, interposição de língua, atresia do palato, entre outros

Quando identificado, deve-se encontrar um jeito para erradicar o hábito dessas crianças, caso o problema ortodôntico já esteja presente, deve-se procurar um cirurgião-dentista o mais rápido possível.

PROBLEMAS DA RESPIRAÇÃO BUCAL



 Ser um respirador bucal, pode trazer uma série de problemas, pois este hábito aumenta a chance de o paciente contrair infecções na laringe, traquéia e pulmões. Além de afetar também o desenvolvimento dos ossos da face e dos dentes.
 Para que os ossos e dentes não tenham em seu desenvolvimento nenhum tipo de interferência externa, existe uma posição correta para seu fechamento para que não ocorra nenhum tipo força errada sobre os dentes. Quando se permanece muito tempo com a boca aberta, há uma interferência nesse equilíbrio. E essa interferência pode alterar a posição dos dentes e os arcos da maxila e mandíbula.

Sintomas:
  • ·         Problemas respiratórios
  • ·         Lábios ressecados com inflamação na gengiva
  • ·         Ronco
  • ·         Sono agitado
  • ·         Pesadelos


Uma vez detectado, este hábito deve ser tratado o mais rápido possível para evitar mudanças na face e desenvolvimento dos dentes do paciente.

FIQUE ATENTO: CARDIOPATIAS ADVINDAS DA CAVIDADE ORAL



A cavidade bucal é altamente vascularizada e inervada, por conta disso inflamações derivadas de bactérias no dente ou na gengiva podem ocasionar cardiopatias.
Bactérias ou fungos presentes nos dentes, podem inflamar os vasos sanguíneos que o vascularizam, conseqüentemente, a bactéria pode ganhar a corrente sanguínea e chegar ao coração e o infectar, gerando uma endocardite bacteriana.


A melhor maneira de evitar cardiopatias por problemas odontológicos é a prevenção, visitando regularmente o cirurgião-dentista e fazendo uma boa higienização bucal.

SINUSITE E SAÚDE BUCAL


A sinusite, doença bastante comum atualmente, é uma inflamação caracterizada pela infecção na mucosa dos ossos pneumáticos e, pode ser causada por problemas orais como a periodontite, cárie, procedimentos odontológicos mal realizados, entre outros.

Pela íntima relação entre a cavidade bucal com os seios da face, quando a gengiva ou os dentes inflamam, acabam “contaminando” esses ossos. Além das doenças, procedimentos mal realizados como extrações e tratamento de canal, podem inflamar levando bactérias para a mucosa do seio. Nos dois casos, tanto as inflamações por doenças quanto patologias por  agentes externos, podem gerar uma sinusite, causando fortes dores na face do paciente.

Diagnóstico


A sinusite pode ser causada por diversos fatores – além dos problemas bucais, podem ser causadas por sarampo, pneumonia – então deve-se fazer um diagnóstico certo. 

Tratamento

É necessária uma avaliação clínica completa, levando em consideração o histórico do paciente e analisando os sintomas, como congestão nasal, sensibilidade na maxila e dor de cabeça. Devendo ser tratada por profissionais qualificados e dependendo do agente causador da sinusite, o paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar.

RELAÇÃO DO OSSO HIÓIDE E A ODONTOLOGIA




O osso hióide tem forma de “U”, está localizado anteriormente à coluna vertebral e é o único osso do corpo humano que não se articula com nenhum outro osso, sendo assim é mantido exclusivamente por ligamentos, músculos e fáscias.Sua relação com a odontologia é indiscutível, tendo relação direta com a deglutição, participando assim, do mecanismo do engasgo e é ponto de inserção da musculatura da língua e da face. Uma vez fraturado, pode levar um indivíduo à morte por engasgo.