Com encaminhamento das UBS's de origem atualmente os pacientes com casos específicos, são atendidos por alunos e professores na clínica escola na Unileão. O atendimento não tem só como objetivo a reabilitação oral do paciente, mais também a interação da comunidade com os futuros profissionais odontólogos. A clínica possui grande infraestrutura, tendo capacidade de suprir diversas especialidades da área. Buscando assim uma formação de seus acadêmicos íntegra em parceria com a comunidade.
terça-feira, 14 de junho de 2016
ODONTOLOGIA ESTÉTICA
A odontologia estética está super em alta hoje, dadas influências na mídia, as pessoas cada vez mais querem seguir as tendências que se lançam. Uma tendência que virou febre entre os famosos, é o clareamento dental e o uso de facetas. Consequentemente a demanda por tais procedimentos estéticos aumentou. Por conta disso, entrevistamos uma cirurgiã-dentista para nos explicar tal fenômeno. Segundo ela, o pedido deste tipo de procedimento vem aumentando cada vez mais, pacientes buscam frequentemente seu consultório para realizar procedimentos como restaurações, clareamentos e a aplicação de facetas. Ainda sobre o assunto, a Dra Socorro Ferreira relatou que para um procedimento estético bem sucedido, deve-se ter atenção e cuidados com a saúde oral e assim, visitar frequentemente o cirurgião dentista.
Fique atento : Ergonomia e doenças ocupacionais
A ergonomia visa o planejamento técnico no ambiente de
trabalho que possibilite segurança, saúde, estrutura adequada para o
trabalhador.
O desempenho profissional odontológico aponta como um de
seus principais aspectos o risco ocupacional em função de hábitos, posturas e
patologias advindas da profissão. No geral, estão sujeitos às lesões
musculoesqueléticas, recorrente de más posturas
de trabalho, sendo assim apontada como a profissão que mais cedo tem o
afastamento, interrompendo sua carreira precocemente, e desenvolvendo problemas
físicos e comprometendo sua saúde durante sua vida e hábitos diários. Não
apenas estando exposto a lesões musculares e ósseas o cirurgião-dentista também
estão em interação direta com pessoas, materiais, equipamentos. Sendo assim o
que lhe submete a um risco de contaminação por radiação, agentes alergênicos e
doenças imuno-infecciosas.
os
cirurgiões-dentistas adotam posturas corporais inadequadas durante a realização
de seus procedimentos clínicos. Essas posturas corporais podem acarretar com o
aumento de idade do profissional, com a passagem de tempo de atuação,
influenciando, ainda pela questão do sexo em alteração e anormalidades da
coluna vertebral como a cifose, escoliose, cifoescoliose e retenção do pescoço.
Há
alta correlação entre o tempo de exercício da profissão e os desvios leves de
postura corporal em quanto maior o tempo de atuação na área odontológica maiores
são os riscos de desenvolvimento de alterações de posturas corporais. As
mulheres possuem maiores probabilidades de adquirirem desvios posturais
corporais trabalhando até duas horas a menos que os homens.
O
tratamento deve ser feito por meio de exercícios de fisioterapias, o uso de
coletes ortopédicos até se completar o crescimento bem como a adaptação de
palminhas posturais que incrementam o tempo e a eficácia do tratamento; o
tratamento dos outros tipos de cifose inclui a identificação e tratamento da causa.
os
cirurgiões-dentistas têm que ter a adoção de medidas preventivas como, a
realização de consultas com duração de até uma hora, e a adoção de exercícios
de alongamento de 4 em 4 horas entre os atendimentos, com o intuito de
minimizar os danos causados pelo exercício profissional.
REFERÊNCIAS:
Pietrobon, L., &
Regis Filho, G. I. (2010). Doenças de caráter ocupacional em
cirurgiões-dentistas - Um estudo de caso sobre cifoescoliose . RGO ,
111-118.
Ferreira, D. M., Suguikawa, T. R., & Pachioni, C.
A. (2009). Rastreamento escolar da escoliose: medida para o diagnóstico
precoce. Revista brasileira de crescimento e desenvolvimento humano .
Marques, A. P. (1996).
ESCOLIOSE TRATADA COM REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL . Revista de Fisioterapia
da Universidade de São Paula .
Moreira, B. d.,
Monteiro, B. S., Fonseca, A. P., Vilela, A. F., & Ribeiro, C. T. (2007).
Fisioterapia respiratória na cifoescoliose: Relato de caso . FISIOTERAPIA E
PESQUISA .
Pietrobon, L., &
Regis Filho, G. I. (2010). Doenças de caráter ocupacional em
cirurgiões-dentistas - Um estudo de caso sobre cifoescoliose . RGO ,
111-118.
Regis Filho, g. I.
(2006). Cifoescoliose em cirurgiões-dentistas. XXVI ENEGEP .
segunda-feira, 13 de junho de 2016
sábado, 11 de junho de 2016
ODONTOLOGIA SOCIALMENTE ATIVA É NA UNILEÃO
A promoção da saúde são planos, programas e políticas de saúde pública com ações voltadas em prevenir que as pessoas se sujeitem a fatores determinantes e condicionantes de doenças. Espelhando-se nesse conceito, os alunos da UniLeão buscam integrar-se socialmente com a população aplicando os conhecimentos adquiridos na sala de aula à comunidade.
A Promoção da saúde Bucal que é feita nas escolas é bastante importante para que os alunos da rede municipal saibam se prevenir e manter os hábitos de higiene bucal.
A estudante do 9° semestre do curso de Odontologia, Yulli Gomes, relatou um pouco sobre como é feita a Promoção da Saúde Bucal:
"Desenvolvemos a saúde bucal em escolas e PSF's através de palestras, ensinando as crianças a importância da escovação e a forma correta de escovar os dentes. Aconselhamos a eles que deve-se escovar os dentes todos os dias, no mínimo 3 vezes ao dia. O importante é escovar de forma adequada e não com a força que é exercida. Muitas pessoas acham que quanto mais força colocam na escovação melhor é, mais isso não é verdade, melhor forma de se escovar é da forma adequada, então ensinamos e dizemos que essa força excessiva não é legal, porque além de machucar a gengiva irá fazer com que ocorram as retrações gengivais. Mostramos a eles também a importância do uso do fio dental e a importância de escovar a língua (Que pode causar mal hálito e que também existe a presença de bactérias) e a importância deles irem regularmente ao dentista. Já nos PSFS se as crianças estiverem acompanhadas dos pais, a gente orienta os pais para estarem sempre incentivando a escovação correta, não deixarem as crianças sem escovarem os dentes, estarem sempre acompanhando, ensinando e mostrando, a importância da Higiene Bucal."
"Trabalhamos de uma forma lúdica, especifica e direcionada para cada idade. Se for pré-adolescentes, por exemplo, trabalhamos de uma forma menos infantilizada, levando o Macro modelo para mostrar a forma correta da escovação, indicando também a compra e o uso de escovas com cerdas macias e que elas não sejam muito grandes para poderem alcançar todas as faces dos dentes e também para não machucar a boca e nem a gengiva."
"Quando são crianças muito pequenas, tentamos trabalhar com coisas mais animadas , vamos fantasiados, levamos cartazes com duas bocas grandes, uma cheia de doce e os dentes estragados, e já na outra desenhos com frutas e alimentos saudáveis, com a intenção de conscientizar a importância de comer alimentos saudáveis, pois são fundamentais para deixar os dentes e a gengiva saudáveis. E por fim depois das palestras e das crianças tirarem suas dúvidas nas escolas, fazemos a aplicação de flúor."
A promoção da saúde bucal é uma atividade bastante incentivada pelo curso de Odontologia da Unileão, Além de promoverem a saúde em escolas e PSF's, a Unileão mantem projetos de extensão que envolvem seus acadêmicos com a sociedade, construindo assim um profissional socialmente ativo e envolvido com as necessidades da população, levando seu conhecimento, incentivando, e promovendo a prevenção da saúde.
Saúde Oral e DST’S
Sífilis

www.ricardosgomez.com
A Sífilis é uma doença altamente contagiosa. Causada por uma bactéria (Treponema Pallidum) pode infectar qualquer órgão ou tecido. O contágio pode ser através de pequenas lesões na pele, mucosas ou corrente sanguínea. Pode ser adquirida através do sexo oral, vaginal ou anal com a pessoa contaminada ou a mãe grávida contaminada para o feto, além de transfusão de sangue contaminado.
O tratamento da sífilis tem como prescrição para o tratamento. Então a melhor forma de prevenção é o uso de preservativos.
Candidíase

É uma infecção da cavidade bucal causada pelo fungo Cândida Albicans. Manifestam-se como manchas avermelhadas ou placas esbranquiçadas. Geralmente são assintomáticas, mas também podem eventualmente causar sensação de desconforto.A candidíase acomete também a pele e as áreas genitais.
O diagnóstico é realizado pelo Cirurgião Dentista que prescreverá antifúngico mais adequado para o caso do paciente. Como todas DST’S deve ser importante que o parceiro também faça o tratamento, caso contrário, o tratamento será inválido.
O Herpes vírus apresentam pelo menos 8 tipos de patógenos, sendo que a maioria produz lesões bucais. É bastante evidente e demora para regredir. Após a infecção primária (labial) o vírus pode migrar para o gânglio trigêmeo, onde ficará latente. A recorrência que se dá em qualquer período da vida, sendo reativado com raios UV, febre, trauma, imunossupressão, etc. Pode haver coceira inicialmente e ardência no local onde surgirão as lesões. Logo após, aparecem bolhas sobre a área avermelhada e inchadas. As bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida (é o período de maior perigo de transmissão) após o rompimento da bolha, com um tempo começa a fase de cicatrização, formando uma crosta seca. O tratamento é realizado somente com medicamentos e não há cura completa. O objetivo é diminuir o tempo de cada surto. Existe a transmissão durante o sexo oral dependendo da localização da lesão, mesmo com o uso de preservativos.
HIV (vírus de imunodeficiência humana) é o vírus que causa a AIDS. Este vírus é transmitido de uma pessoa para outra através do contato com o sangue (transfusões de sangue, agulhas infectadas com HIV) e relação sexual. Além disso, uma mulher grávida que esteja infectada pode transmitir o HIV para o seu bebê durante a gestação ou parto, como também através da amamentação. Embora o sexo oral seja uma atividade de risco muito baixo, especialmente quando comparado ao sexo vaginal ou anal, é possível, em tese, transmitir o HIV através do sexo oral. O risco de transmissão do HIV por sexo oral é maior quando você ou seu parceiro(a) tem uma doença sexualmente transmissível (DST) não tratada, como gonorreia ou sífilis. Também é mais perigoso se haver cortes abertos, úlceras ou machucados em sua boca, garganta infeccionada, amigdalite ou alguma doença na gengiva. Um teste de HIV positivo não significa que tenha AIDS. A AIDS é um diagnóstico feito pelo médico, com base em critérios específicos. Também não se pode confiar nos sintomas para saber se está ou não infectado pelo HIV. Muitas pessoas que estão infectadas pelo vírus e não apresentam nenhum sintoma durante. As chances de infectar de uma pessoa para outra com o HIV, através do sexo oral, aumentam se tiver uma infecção sexualmente transmissível não tratada. A possibilidade de ser infectado pelo vírus ao fazer sexo oral aumenta se haver cortes, feridas ou esfoladuras na boca ou gengivas, ou se tiver uma infecção na garganta ou na boca causando inflamação, incluindo as doenças sexualmente transmissíveis.
REFERENCIA:
Herpes Labial

O Herpes vírus apresentam pelo menos 8 tipos de patógenos, sendo que a maioria produz lesões bucais. É bastante evidente e demora para regredir. Após a infecção primária (labial) o vírus pode migrar para o gânglio trigêmeo, onde ficará latente. A recorrência que se dá em qualquer período da vida, sendo reativado com raios UV, febre, trauma, imunossupressão, etc. Pode haver coceira inicialmente e ardência no local onde surgirão as lesões. Logo após, aparecem bolhas sobre a área avermelhada e inchadas. As bolhas rompem-se liberando líquido rico em vírus e formando uma ferida (é o período de maior perigo de transmissão) após o rompimento da bolha, com um tempo começa a fase de cicatrização, formando uma crosta seca. O tratamento é realizado somente com medicamentos e não há cura completa. O objetivo é diminuir o tempo de cada surto. Existe a transmissão durante o sexo oral dependendo da localização da lesão, mesmo com o uso de preservativos.
HIV

HIV (vírus de imunodeficiência humana) é o vírus que causa a AIDS. Este vírus é transmitido de uma pessoa para outra através do contato com o sangue (transfusões de sangue, agulhas infectadas com HIV) e relação sexual. Além disso, uma mulher grávida que esteja infectada pode transmitir o HIV para o seu bebê durante a gestação ou parto, como também através da amamentação. Embora o sexo oral seja uma atividade de risco muito baixo, especialmente quando comparado ao sexo vaginal ou anal, é possível, em tese, transmitir o HIV através do sexo oral. O risco de transmissão do HIV por sexo oral é maior quando você ou seu parceiro(a) tem uma doença sexualmente transmissível (DST) não tratada, como gonorreia ou sífilis. Também é mais perigoso se haver cortes abertos, úlceras ou machucados em sua boca, garganta infeccionada, amigdalite ou alguma doença na gengiva. Um teste de HIV positivo não significa que tenha AIDS. A AIDS é um diagnóstico feito pelo médico, com base em critérios específicos. Também não se pode confiar nos sintomas para saber se está ou não infectado pelo HIV. Muitas pessoas que estão infectadas pelo vírus e não apresentam nenhum sintoma durante. As chances de infectar de uma pessoa para outra com o HIV, através do sexo oral, aumentam se tiver uma infecção sexualmente transmissível não tratada. A possibilidade de ser infectado pelo vírus ao fazer sexo oral aumenta se haver cortes, feridas ou esfoladuras na boca ou gengivas, ou se tiver uma infecção na garganta ou na boca causando inflamação, incluindo as doenças sexualmente transmissíveis.
REFERENCIA:
http://www.lesoesbucais.com.br/default.asp
sexta-feira, 10 de junho de 2016
Entrevista com a Dra. Denise Crepaldi, odontopediatra.
Dra Denise Crepaldi, respondeu curiosidades, e salienta informações da Odontopediatria, com abordagem rápida e dinâmica. Além disso, teve conversa nas entrelinhas. A dra contou algumas de suas artimanhas do atendimento Odontopediatríco, tais como o projeto "jardim das fadas", seus pequenos pacientes tem o privilégio de receber uma cartinha de sua fada do dente salientando a importância de cuidarem de seus dentinhos, além de repassar a informação de que já sabe que na boca dele já existe um dentinho mole. A fada do dente escreve na intenção de despertar o interesse da criança a atentar aos seus dentes, e é claro prometendo uma moeda e outra em troca (rsrsrsrs). Fica a dica para os colegas :)

(paciente com a carta da fada do dente)

Segue a entrevista:
1 - Qual a idade ideal para a primeira consulta com o odontopediatra ?
R: A primeira consulta deve ser realizada durante o primeiro ano de vida, assim que surgir o primeiro dente de leite. É importante para que os pais recebam orientações preventivas, como de higienização bucal, hábitos, mudanças da frequência do aleitamento,uso de mamadeiras etc.
2- Durante a erupção do dente, como aliviar a sensação de incomodo do bebê ?
R: É indicado oferecer bebidas geladas na hora das refeições, massagear a gengiva com o dedo limpo ou com objetos como mordedores e dedeiras. Em últimos casos medicação.
3- Em relação às síndromes cromossômicas (lábio leporino e fenda palatina) com qual idade se indica o acompanhamento com o odontopediatra ?
R: Não sou muito bem informada referente a esses problemas. Mais sei que são anomalias hereditárias, que é indicado fazer a intervenção cirúrgica logo nos primeiros meses até o primeiro ano de vida, e deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar.
4- Atualmente nota-se que os odontopediatras usam muito de instrumentos lúdicos. No seu ponto de vista qual a importância desse tipo de atendimento para com as crianças ?
R: Os instrumentos lúdicos é importante para tornar o ambiente conhecido para a criança, de fácil entendimento, como o que vai ser feito, simular o atendimento, criar um vinculo afetivo com a criança para diminuir seus medos e ansiedades.
5- No seu ponto de vista, qual é a importância da amamentação com a saúde oral ?
R: A amamentação além de importante para a nutrição, vinculo e conforto emocional entre a mãe e o bebê, também é importante para realizar um exercício oral que estimula toda musculatura da boca, a sucção. Este movimento promove também o exercício de respiração nasal, posicionamento correto da língua e estimula o crescimento para correta posição das arcadas.
6- Quanto ao atendimento de crianças especiais. Quais são as dificuldades maiores para realizar procedimento nesses pacientes ?
R: Na verdade não acho ter muita dificuldade, apenas de ter que acompanhar, conhecer e integrar o histórico de saúde, doenças sistêmicas, medicação de uso continuo para o atendimento odontológico. A cooperação do paciente e familiares também são indispensáveis para o atendimento, dependendo do seu grau de comprometimento físico ou mental.
7- Nos diga um pouco da importância dos pais na hora do atendimento do seu filho em um procedimento odontológico.
R: Os pais são importantes no primeiro momento para intermediar a relação da criança com o profissional, para adquirir a confiança.
![]() |
(Atendimento lúdico) |
![]() |
(Interação: dra e paciente no atendimento) |
![]() |
(Dra Denise e seu paciente Lucas) |
Referências:
Doutora Denise C. Silva Crepaldi. (CRO SP 102314).
segunda-feira, 6 de junho de 2016
MALEFÍCIOS DO USO DA CHUPETA E DE SE CHUPAR O DEDO

A sucção é um comportamento natural, entretanto, é preciso
ficar atento à crianças que usam a chupeta e chupam o dedo por muito tempo,
pois este hábito pode gerar problemas estéticos, fisiológicos e até emocionais
devido alterações que ocorrem na arcada dentária. Essas deformações muitas
vezes são irreversíveis, porém a maioria pode ser tratada com aparelhos
ortodônticos.
Chupar o dedo e chupeta pode influenciar uma maior
incidência de problemas como: Mordida aberta, má respiração, saliva excessiva,
interposição de língua, atresia do palato, entre outros
Quando identificado, deve-se encontrar um jeito para
erradicar o hábito dessas crianças, caso o problema ortodôntico já esteja
presente, deve-se procurar um cirurgião-dentista o mais rápido possível.
PROBLEMAS DA RESPIRAÇÃO BUCAL

Ser um respirador bucal, pode trazer uma série de
problemas, pois este hábito aumenta a chance de o paciente contrair infecções
na laringe, traquéia e pulmões. Além de afetar também o desenvolvimento dos
ossos da face e dos dentes.
Para que os ossos e dentes não tenham em seu
desenvolvimento nenhum tipo de interferência externa, existe uma posição
correta para seu fechamento para que não ocorra nenhum tipo força errada sobre
os dentes. Quando se permanece muito tempo com a boca aberta, há uma
interferência nesse equilíbrio. E essa interferência pode alterar a posição dos
dentes e os arcos da maxila e mandíbula.
Sintomas:
- · Problemas respiratórios
- · Lábios ressecados com inflamação na gengiva
- · Ronco
- · Sono agitado
- · Pesadelos
Uma vez detectado, este hábito deve ser tratado o mais
rápido possível para evitar mudanças na face e desenvolvimento dos dentes do
paciente.
FIQUE ATENTO: CARDIOPATIAS ADVINDAS DA CAVIDADE ORAL

A cavidade bucal é altamente vascularizada e inervada, por
conta disso inflamações derivadas de bactérias no dente ou na gengiva podem ocasionar cardiopatias.
Bactérias ou fungos presentes nos dentes, podem inflamar os
vasos sanguíneos que o vascularizam, conseqüentemente, a bactéria pode ganhar a
corrente sanguínea e chegar ao coração e o infectar, gerando uma endocardite
bacteriana.
A melhor maneira de evitar cardiopatias por problemas
odontológicos é a prevenção, visitando regularmente o cirurgião-dentista e
fazendo uma boa higienização bucal.
SINUSITE E SAÚDE BUCAL

A sinusite, doença bastante comum atualmente, é uma
inflamação caracterizada pela infecção na mucosa dos ossos pneumáticos e, pode
ser causada por problemas orais como a periodontite, cárie, procedimentos odontológicos
mal realizados, entre outros.
Pela íntima relação entre a cavidade bucal com os seios da
face, quando a gengiva ou os dentes inflamam, acabam “contaminando” esses
ossos. Além das doenças, procedimentos mal realizados como extrações e
tratamento de canal, podem inflamar levando bactérias para a mucosa do seio.
Nos dois casos, tanto as inflamações por doenças quanto patologias por agentes externos, podem gerar uma sinusite,
causando fortes dores na face do paciente.
Diagnóstico
A sinusite pode ser causada por diversos fatores – além dos
problemas bucais, podem ser causadas por sarampo, pneumonia – então deve-se
fazer um diagnóstico certo.
Tratamento
É necessária uma avaliação clínica completa,
levando em consideração o histórico do paciente e analisando os sintomas, como
congestão nasal, sensibilidade na maxila e dor de cabeça. Devendo ser tratada
por profissionais qualificados e dependendo do agente causador da sinusite, o
paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar.
RELAÇÃO DO OSSO HIÓIDE E A ODONTOLOGIA
O osso hióide tem forma de “U”, está localizado
anteriormente à coluna vertebral e é o único osso do corpo humano que não se
articula com nenhum outro osso, sendo assim é mantido exclusivamente por
ligamentos, músculos e fáscias.Sua relação com a odontologia é indiscutível, tendo relação
direta com a deglutição, participando assim, do mecanismo do engasgo e é ponto
de inserção da musculatura da língua e da face. Uma vez fraturado, pode levar
um indivíduo à morte por engasgo.
segunda-feira, 30 de maio de 2016
EVENTO DE GRANDE SUCESSO
Aconteceu no ultimo dia 28 o "esquenta" do primeiro meeting de estética do Cariri, realizado para ênfase em odontologia estética, os que prestigiaram aprovaram. Valeu a pena.
EVENTOS ODONTOLOGICOS NA REGIÃO DO CARIRI
ATENÇÃO INTERESSADOS EM GESTÃO DE CLINICAS E CONSULTÓRIOS.
Evento ofertado pela empresa Dental Cremer. Contados acima.
Odontologia estética: Os limites entre a terapia e a estética
Vê-se que atualmente, a odontologia estética tornou-se algo corriqueiro não somente nos afetos de famosos. Entre as generalidades se pode destacar diversas técnicas para o aperfeiçoamento e até mesmo reabilitação de um belo sorriso. Dentre os tantos destacamos o uso de Facetas odontológicas, que depois do clareamento, foi o processo estético odontológico mais procurado por pacientes nos últimos tempos. Nota-se que com a difusão da tecnologia e o alto índice de artistas que viraram adeptos dessa técnica ela se tornou comum dentre os pedidos de pacientes com traumas passados na estética de sua arcada dentária. Para entender o por que de tanta procura por essa mazela é necessário explicar o método que consiste na aplicação da mesma: Primeiramente, ela reabilita um padrão de cor, formato e harmonia da arcada dentária, e fecha espaços nos dentes sem o uso de aparelho ortodôntico. Para tanto é necessário que o cirurgião dentista retire uma pequena parcela do esmalte do dente do paciente para que assim possa formular os moldes. Após isso são fabricadas as facetas de porcelana, que aplicadas no dente formam a nova estética do mesmo. Entretanto é precisso ressaltar que o profissional que realiza esse procedimento, não somente deve agradar aos gostos de paciente mais também deve ter cautela nas proporções e simetrias dessa técnica, sobretudo por que, sabemos que a odontologia estética é regada de detalhes anatômicos, que uma vez mal feitos viram motivo de desgosto do paciente, e chacotas dos que analisam a técnica má aplicada.
![]() |
Como exemplo de má aplicação se tem vários casos de famosos, como os das apresentadoras Adriana Galisteu e Patricia Abravanel. Ambas aderiram as facetas e acabaram com sorrisos protuberantes e assimétricos de mais, tirando a harmonia natural dos mesmos.
Já como casos de assentamento totalmente proveitoso, foi altamente comentado o caso do cantor Belo, que teve sua arcada dentária totalmente renovada após a aplicação das facetas estéticas.
Comentário do blogueiro: Para o êxito da aplicação de facetas é interessante que o profissional possua especialização estética, e que o paciente procure e solicite esse profissional de maneira correta e coerente.
quarta-feira, 4 de maio de 2016
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
![]() |
pt.slideshare.net |
Conceitos básicos:
Para entendermos o Sistema Reprodutor humano, precisamos
definir reprodução. Reprodução humana é a capacidade do ser vivo de gerar
outro ser da mesma espécie, para isso é necessário um macho e uma fêmea, e
pela junção dos elementos existentes em cada sistema reprodutor masculino e
feminino será possível a fecundação do óvulo por um espermatozoide,
criando assim um novo ser. O Sistema Reprodutor masculino é formado por
vários órgãos.
Órgãos genitais masculinos
O Sistema Reprodutor masculino está constituído pelos
seguintes órgãos:
Testículos: são glândulas
genitais, em número par, responsáveis pela produção de esper- matozoides,
secretam a testosterona, hormônio sexual masculino. São estruturas ovais,
ligeiramente achatadas, que medem aproximadamente 3,5 cm de comprimento.
Alojam- -se no escroto ou saco escrotal, que são bolsas de pele, as quais,
juntamente com o pênis, formam o órgão reprodutor masculino externo. Os
testículos são formados dentro do abdome durante o desenvolvimento fetal.
Epidídimo: estruturas
situadas contra a margem posterior de cada testículo que pode ser sentida na
palpação. Atua como um depósito temporário para o esperma, até o momento
da ejaculação.
Canal deferente: é a
continuação do epidídimo, tem a função de conduzir o esperma até o ducto
ejaculatório.
Vesículas seminais:
responsáveis pela produção do líquido que será liberado no ducto
ejaculatório, que, juntamente com o líquido prostático (produzido pela
próstata), e os espermatozoides formarão o sêmen.
Próstata: localizada abaixo
da bexiga, é responsável por secretar substâncias alcalinas que neutralizam
a acidez da urina e ativam os espermatozoides, auxiliando-os na condução para
o meio externo.
Glândulas bulbouretrais: produzem
secreção transparente, com a função de preparar a uretra para receber o
espermatozoide.
Uretra: canal comum que
participa tanto do sistema reprodutor masculino como do sis- tema urinário,
servindo a micção e ejaculação.
Pênis: órgão cilíndrico,
formado por raiz, corpo e glande; tem em sua formação corpos cavernosos e
corpos esponjosos.
SANTOS, Nívea Moreira. Anatomia e Fisiologia Humana, 2nd
edição. Erica , 06/2014. VitalSource Bookshelf Online.
COMENTÁRIO DO BLOGUEIRO:
O sistema reprodutor masculino é composto por diversos orgãos. Cada orgão exerce uma função especifica que compõe a genitália masculina. É de suma importância na reprodução humana, juntamente com o sistema reprodutor feminino e na excreção da micção, lançando impurezas coletadas na corrente sanguínea para fora do organismo, atuando assim, como uma "porta" para o exterior do corpo humano.
Assinar:
Postagens (Atom)